terça-feira, 12 de maio de 2009

Vamos reciclar cada vez mais e melhor.

Retirado do site Instituto do PVC

Qua, 29 de Abril de 2009
Imagine escrever em uma folha de papel que, ao invés de usar madeira para ser confeccionada, utiliza plástico reciclado. Saiba que esta idéia foi colocada em prática e já foi produzida. E, o melhor: aqui no Brasil. A idéia surgiu da professora e pesquisadora Sati Manrich, do Departamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo.

Ela explica que confecção de papel a partir de películas plásticas é uma tecnologia amplamente conhecida, mas exige o uso de matéria-prima virgem para a confecção das folhas sintéticas. Após vários estudos, Sati conseguiu um feito inédito: criar um papel sintético à base de plástico reciclado. "Ele apresenta características nobres. Como o papel couché", explica.

Para se ter uma idéia, para produzir uma tonelada de papel comum, é preciso derrubar de 25 a 30 árvores. Já com o papel sintético, para cada tonelada retira-se até 850 kgs de lixo urbano. "Além de poupar madeira, evita que muito material plástico seja jogado fora e deixado em aterros e lixões." Esta é a grande vantagem destacada pela pesquisadora Sati Manrich em relação ao reuso.

Fonte: Jornal Última Hora